terça-feira, 11 de janeiro de 2011

INTELIGÊNCIA E OS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

É comum na prática clínica, receber em consultório, os pais enviados a pedido da escola para avaliação - ora por terem dificuldade em lidar com o comportamento, ora por apresentarem  dificuldade na aprendizagem.
Não é fácil fazer este diagnóstico - principalmente se não há toda uma equipe de apoio - com pedagogos, fonoaudiológos e psicológos para auxiliar na  diferenciação das dificuldades de aprendizagem (com inteligência "normal") e deficiência mental.

Inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender.

Como se mede a inteligência?
Para saber se alguém é inteligente basta apenas a realização de teste psicométricos tais como Raven, WISC 3, WAIS  e medir seu QI (coeficiente de inteligência)?

O assunto é controverso e existem várias teorias. Na literatura não há concenso e a definição depende muito da linha do autor.

São muitas as alternativas já proposta para  a avaliação do QI. Mas o que é realmente interessante é nos situarmos além da inteliência concebida classicamente e em sua evolução (Anderson, 1999).
Não existe uma inteligência - mas várias, ela não é estática, mas modificável e fluída, depende da interação constante da pessoa com o meio, não sendo apenas algo puramente cognitivo, mas também emocional, social e cultural.

Se definir inteligência já é dificil - como fica então definir a falta de inteligência?
Este é um dos maiores desafios dos médicos, em especial dos que trabalham em centros de reabilitação ou com crianças na idade escolar.
 
Partindo do pressusposto que não existe uma única inteligência e a sua medida (QI) é enganosa e inválida para o diagnóstico e o conceito de dificuldades/distúrbios de aprendizagem, sendo portanto o mais importante a avaliação  de aptidão-rendimento e das dificuldades específicas apresentadas pelo indivíduo (criança) por uma equipe multiprofissional com apoio escolar. 
 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


- Dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica - Jesús-Nicasio García Sánches, ed. artmed, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário